Oração a Notre-Dame de Paris

O mundo chora pela Igreja de Notre-Dame de Paris, um dos mais icónicos lugares de culto da Fé Cristã, alvo de um violento incêndio no dia 15 de Abril de 2019. Reze esta oração e peça a Nossa Senhora que olhe por todos nós, salvando-nos dos infortúnios.

A Catedral de Notre-Dame de Paris foi começada a construir em 1163 em honra de Nossa Senhora, Mãe de Jesus e de todos os homens. É um dos grandes expoentes do estilo gótico, tendo sido erigida na Île de la Cité, rodeada pelo rio Sena, em Paris.

A sua espantosa arquitetura ilustra a elegância do estilo gótico, com uma estrutura assente na verticalidade, simbolizando a ligação entre o Céu e a Terra. O alto pináculo que apontava para o Céu simbolizava a ascensão espiritual, enquanto que os inúmeros vitrais coloridos deixam entrar a luz solar, filtrando-a em dezenas de cores, evocando a mística beleza Divina.

Um pouco da História de Notre-Dame…

Antes de 1163, o local onde se encontra a Catedral de Notre-Dame havia sido já uma igreja, que foi construída no século VI e que obedecia ao estilo arquitetónico românico, com paredes grossas e uma construção mais horizontal, em que os edifícios eram mais largos do que altos. Foi uma das primeiras igrejas dedicadas ao Cristianismo em Paris, tendo sido demolida em 1163, para dar lugar à Catedral que ficaria para sempre imortalizada na História. A decisão de construir esta Catedral surgiu no reinado de Luís VII, com o apoio financeiro das classes sociais altas, devido à vontade de criar um símbolo do novo poder. A construção da Catedral de Notre-Dame de Paris demorou cerca de dois séculos. No final do século XVII foram feitas alterações em alguns dos seus elementos arquitectónicos, incluindo então o estilo Barroco, que então dominava. Durante a Revolução Francesa, foram roubados muitos objetos sagrados, tendo a Catedral chegado a ser utilizada para guardar alimentos.

Mas a importância espiritual deste lugar é ainda mais antiga, porque conta-se que já os Celtas, muitos séculos antes, ali realizavam as suas cerimónias religiosas. Com a romanização, foi ali construído um templo dedicado ao deus Júpiter (que, ironicamente, se encontra retrógrado – veja aqui), que prevaleceu até cerca de 528, quando foi projetada a igreja românica.

Nos momentos em que o mundo, como o conhecemos, desaba de forma inesperada e violenta, a Fé lembra-nos que Deus está sempre a olhar por nós, e que todas as dádivas que nos concede são passageiras e devem ser aproveitadas no momento presente, pois só Deus sabe em que momento elas deixarão de estar presentes na nossa vida.

Tudo o que se desenrola à nossa volta cumpre um plano estabelecido por Deus, cabendo-nos a nós fazer aquilo que nos é pedido da melhor forma que conseguirmos, reconhecendo, apreciando e agradecendo as maravilhas que nos são concedidas.

Oração a Notre-Dame de Paris

Nossa Senhora de Paris,
que abençoas o coração desta cidade
e tantas vezes a protegeste das desgraças e guerras,
olhai uma vez mais por ela
neste momento de pesar e aflição.

Lembrai-vos sempre de nós, vossos filhos,
olhai pelas nossas esperanças e sonhos,
e ensinai-nos a confiar na justiça e na bondade de Deus.

Doce Mãe Divina,
vós que choraste aos pés da Cruz pela morte do Vosso amado Filho,
ajudai-nos também a suportar as provas
que a vontade Divina nos concede,
e a reconhecer com gratidão as Suas dádivas
e as maravilhas que generosamente nos oferece.

Nossa Senhora de Paris,
rogai por nós.

Nossa Senhora de Paris,
atendei às nossas súplicas.

Nossa Senhora de Paris,
dai-nos a paz.

Ámen.

Fonte: Maria Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *